O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA
SALA DE AULA
A inserção dos recursos
tecnológicos na sala de aula requer um planejamento de como introduzir
adequadamente as TICs para facilitar o processo didático-pedagógico da escola,
buscando aprendizagens significativas e a melhoria dos indicadores de
desempenho do sistema educacional como um todo, onde as tecnologias sejam
empregadas de forma eficiente e eficaz.
A partir das concepções que os
alunos têm sobre as tecnologias, sugere-se que as instituições educacionais
elaborarem, desenvolvam e avaliem
práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento de uma disposição reflexiva
sobre os conhecimentos e os usos tecnológicos.
Para Moraes (1997, p. 53) “o
simples acesso à tecnologia, em si, não é o aspecto mais importante, mas sim, a
criação de novos ambientes de aprendizagem e de novas dinâmicas sociais a
partir do uso dessas novas ferramentas”. Assim sendo, é preciso conhecer e
saber incorporar as diferentes ferramentas computacionais na educação.
No caso das Mídias, elas têm
grande poder pedagógico visto que se utilizam da imagem. Assim, faz-se
necessário que a escola se aproprie desses recursos, dinamizando o processo de
aprendizagem. Para Sancho:
Devemos considerar como ideal um
ensino usando diversos meios, um ensino no qual todos os meios deveriam ter
oportunidade, desde os mais modestos até os mais elaborados [...] desde a
palavra falada e escrita até as imagens e sons, passando pelas linguagens
matemáticas, gestuais e simbólicas. (SANCHO, 2001, p. 136).
As tecnologias estão, a cada dia,
mais presentes em todos os ambientes. Na escola, professores e alunos já estão
utilizando a TV, o vídeo, o DVD, o rádio, os computadores e a Internet na
prática pedagógica, tornando o processo
ensino-aprendizagem mais significativo. Segundo Demo (2008, p. 17):
Toda proposta que investe na introdução das TIC
na escola só pode dar certo passando pelas mãos dos professores. O que
transforma tecnologia em aprendizagem, não é a máquina, o programa eletrônico,
o software, mas o professor, em especial em sua condição socrática.
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