sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Formação de Professores na Educação Inclusiva


Educação inclusiva e posturas profissionais
O professor como agente principal da mudança de sua prática pedagógica é uma pesquisa Bibliográfica. Sua realização teve como intuito abordar a relação entre formação e prática do professor,
O sujeito criativo que estabelece a finalidade global do exercício pedagógico desenvolve com reflexão
A sua formação continuada considerando: complexidade do fenômeno educativo e formativo, dinâmica.
Investigativa do processo educativo e organiza sua ação conforme os pilares: aprender a conhecer,
Aprender a viver juntos, e aprender a ser. Assim, diante dessa dinâmica investigativa do processo
Educativo, é capaz de organizar sua ação a fim de atender a uma aprendizagem significativa para os
Seus alunos a partir de uma formação que atenda às exigências do contexto no qual se encontra
Inserido. Nessa perspectiva, o professor desenvolve, ainda, habilidades de formador e estimulador do Pensamento e inteligência do aluno. Adotamos como referência teórica as contribuições dos seguintes

Autores: (Antunes, 2001); (Nadal, 2005); (Santos, 1998); (Perrenoud, 2000); (Geraldi, 1991) apud

(Sobrinho, 2000); (Garcia, 2002); (Pimenta, 1999); (Gauthier, 1998); (Lima, 2002); (Marin, 1995);

(Alarcão, 1998); (Demo,1992). Sob a iluminação desses teóricos atingimos os objetivos desta
Investigação. Constatamos que a formação continuada propicia melhorias ao desenvolvimento da ação
Pedagógica, que o profissional torna-se motivado para continuar aprendendo e melhorando sua ação
Docente, sobretudo quando essa formação acontece a partir das necessidades educativas e tendo o
Próprio local de trabalho como lócus adequado para que a mesma aconteça.

PALAVRA-CHAVE: Formação Continuada. Prática reflexiva

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