PARLENDA NA ALFABETIZAÇÃO
Resumo — Relato de
Experiência, do desenvolvimento do projeto Parlenda na Alfabetização, numa
turma de 1ªfase do 1º ciclo, com vinte e dois alunos, da Escola Estadual Maria
de Fátima Gimenez Lopez. Dentro do trabalho com gêneros textuais que percebi a
importância de trabalhar o gênero Parlenda, para o desenvolvimento de alguns
direitos de aprendizagem de forma lúdica e prazerosa. Realizei esse trabalho
com objetivo de desenvolver as capacidades/habilidades de diferentes eixos
relativos ao componente Curricular Língua Portuguesa, principalmente com o
processo de Apropriação do Sistema de Escrita alfabética, dentro do contexto do
gênero textual Parlenda. Fiz o levantamento dos conhecimentos prévios de cada
um, sobre o gênero em foco, apresentei algumas parlendas para compreenderem as
características do gênero, foram propostas na didática, a leitura e produção
diversos textos orais e escritos, tendo a professora como escriba. Como
culminância, os alunos fizeram a confecção de um livro com diversas parlendas.
A dificuldade surgiu quando começamos a elaboração desses livros de parlendas, devido
aos diferentes níveis de hipótese de escrita, mas com a mediação da professora
todos conseguiram realizar as atividades propostas. As crianças confeccionaram um
livro com parlendas
diferenciadas e fizeram a ilustrações, tendo a parlenda “Hoje é Domingo” como
modelo, fizemos a exposição na
escola do livro de parlendas
desenvolvido pela turma toda. Concluí que por ser um gênero conhecido pela
turma, facilitou o desenvolvimento de novas parlendas e houve avanço na
aprendizagem, no processo de Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética. Percebi
que a aprendizagem acontece de forma significativa quando trabalhamos com os
diferentes gêneros textuais de maneira lúdica e contextualizada.
Palavras Chave — Parlenda; aprendizagem;
ludicidade;
Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia; email: neuza_rodrigues_lima@hotmail.com;Atua
na Escola estadual Professora Maria de Fátima Gimenez Lopez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário