PROFESSOR E ALUNO NUM PROCESSO
EDUCACIONAL MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS
Para que a sala de aula se torne um espaço de aprendizagens
significativas, são necessários que os dois atores, professor e aluno, estejam
presentes e atuantes, desencadeando o processo de ensino e aprendizagem.
O constante trabalho em grupo, com troca de experiências
entre professores, é de fundamental importância para efetivação do processo de
ensino e aprendizagem. Conforme Almeida & Fonseca Jr., tais encontros podem
fomentar a “construção de projetos em parcerias com diferentes áreas e com
diferentes agentes sociais.” (2000, p. 96). Por outro lado, de acordo com
Moran:
As mudanças na educação dependem também dos alunos. Alunos
curiosos e motivados facilitam enormemente o processo, estimulam as melhores
qualidades do professor, tornam-se interlocutores lúcidos e parceiros de
caminhada do professor-educador. Alunos motivados aprendem e ensinam, avançam
mais, ajudam o professor a ajudá-los melhor [...] (MORAN, 2000, p.17-18).
Observa-se também, que cada vez mais tem merecido atenção dos
educadores, o papel das interações aluno-aluno no processo ensino e
aprendizagem. O uso das tecnologias torna-se importante na motivação,
participação e interação entre os alunos. Pois conforme Moran (idem, p. 29):A aquisição da informação, dos dados, dependerá cada vez menos do professor. As tecnologias podem trazer, hoje, dados, imagens, resumos de forma rápida e atraente. O papel do professor – o papel principal – é ajudar o aluno a interpretar esses dados, a relacioná-los, a contextualizá-los.
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