Didática é um
ramo da ciência pedagógica que tem como objetivo de ensinar métodos e técnicas
que possibilitam a aprendizagem do aluno por parte do professor ou instrutor. É
uma disciplina prática ainda que tenha como base as teorias pedagógicas que
analisam os métodos mais convenientes a aplicar-se. A didática concretiza estes
métodos em situações específicas escolhendo os melhores caminhos em cada caso
para chegar a uma determinada meta.
A didática incorpora na mente do aluno a forma compreensiva tendo como objetivo o logro da
transposição didática, ou seja, o passo do saber, como encontramos nos livros,
ao que se tem a aprender e que seja compreensível para o aluno.
Existem técnicas didáticas para o
ensinamento e/ou aprendizagem dos alunos individualmente, com os resumes, as
sínteses dos quadros chamados sinópticos, monografias, trabalhos de
investigação, escuta ativa, mapas conceituais e outras para os trabalhos em
grupo, que em si mesmos são uma técnica de aprendizagem solidária e
cooperativa.
Didática significa simplesmente
ensinar, explicar e instruir ao aluno com técnicas de explicação para melhor
formação do mesmo nos âmbitos de estudos ao que se há proposto. Didática é uma
disciplina pedagógica concentrada no estudo dos processos de ensino e
aprendizagem, que busca a formação e o desenvolvimento instrutivo e formativo
dos estudantes.
O que procura a didática é reflexão e
a análise do processo de ensino e aprendizagem e da docência como um todo.
Conjuntamente com a pedagogia, a didática busca a explicação e a melhoria
permanente da educação e dos fatos educativos. Ambos pretendem analisar e
conhecer melhor a realidade educativa na que se concentra como disciplina, esta
trata de intervir sobre a realidade que se estuda.
Como componentes didáticos atuantes podemos dar como exemplo primeiro, a
que o professor, o aluno, o contexto de aprendizagem e o currículo, que é um
sistema de processos de ensino e aprendizagem e possui quatro elementos básicos
que são: Objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação.
A didática, como conceito se pode entender como técnica pura ou ciência
aplicada e como teoria básica da instrução, da educação e da formação,
podendo-se reduzir o conceito simplesmente a cerca de que, para que e como
realizar o ensinamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário