Aprendizagem
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O carácter intencional da aprendizagem é uma característica particular do
ser humano. Este caracteriza-se, simultaneamente, pelo seu dinamismo, ao estar
sempre em mutação e procurar novas informações para a aprendizagem. É ainda
criador, ao procurar novos métodos que permitam a melhoria da própria
aprendizagem, por exemplo, pela tentativa e erro.
Para desenvolver o processo de
aprendizagem, o ser humano necessita de estímulos externos e internos, como a motivação e a
necessidade. Este processo provoca uma transformação qualitativa na estrutura
mental daquele que aprende, sendo, por isso, um processo pessoal que envolve a
totalidade da pessoa.
Durante a aprendizagem, ocorre a interiorização de uma série de
comportamentos e capacidades intelectuais, a aquisição de novos conhecimentos e
o desenvolvimento de competências. Verifica-se também a alteração de conduta de
um indivíduo, em que as informações adquiridas podem ser absorvidas através de
técnicas de ensino ou pela mera aquisição de hábitos.
Graças à capacidade para aprender, o ser humano consegue uma melhor
adaptação ao meio que o rodeia, verificando-se que a maior parte da
aprendizagem que o homem adquire é consequência da imitação de outras pessoas.
A aprendizagem é
simultaneamente influenciada e condicionada por diversos elementos básicos
necessários ao sucesso do processo de fixação das novas informações, que depois
serão processadas pelo indivíduo:
৹ Motivação - Aprende-se melhor e mais depressa se houver interesse
pelo assunto que se está a estudar, dado que um
indivíduo motivado possui uma atitude activa e empenhada no processo de
aprendizagem. Por isso, existe uma relação dinâmica entre a aprendizagem e a
motivação.
৹ Conhecimentos
anteriores - Os
conhecimentos anteriores que uma pessoa detém sobre um assunto condicionam a
aprendizagem, porque há aprendizagens prévias que, se não tiverem sido
correctamente concretizadas, não possibilitam o acto de aprender. Deste modo,
uma nova aprendizagem só se concretiza quando o material novo se incorpora e
relaciona com os conhecimentos e saberes que já se possui, ocorrendo uma
reorganização permanente dos conteúdos já possuídos.
৹ Quantidade de
informação - A
capacidade de o Homem aprender novas informações é limitada, dado que não é
possível integrar simultaneamente grandes quantidades de informação. Por isso,
é necessário seleccionar-se a informação relevante.
৹ Diversidade das
actividades - Quanto
maior for a diversidade das abordagens a uma temática e quanto mais distintas
forem as tarefas, maior serão a motivação e a concentração do indivíduo e,
consequentemente, a aprendizagem decorrerá melhor.
৹ Planificação e
organização - A
forma como se aprende determina, em larga escala, o que se aprende. Para que
uma aprendizagem seja bem sucedida, é fundamental a definição clara de
objectivos, a selecção de estratégias e é ainda necessário planificar,
organizar o trabalho por etapas e ir avaliando os resultados. Estes processos
promovem a eficiência e o controlo dos processos de aprendizagem e,
concludentemente, a autonomia do ser humano.
৹
Cooperação - Se existir trabalho de forma cooperativa com os outros,
determinados tipos de problemas são resolvidos de uma melhor forma e a
aprendizagem é mais eficaz, uma vez que “a aprendizagem cooperativa, ao implicar
a interacção e a ajuda mútua, possibilita a resolução de problemas complexos de
forma mais eficaz e elaborada”. Este facto deve-se à singularidade do ser
humano, pelo que a forma como cada ser humano encara um problema e a forma como
o soluciona é diferente.
Todavia, a aprendizagem é igualmente influenciada pela hereditariedade,
em que o estímulo, o impulso, o reforço e a resposta são considerados elementos
básicos no processo de fixação das novas informações adquiridas e processadas
pelo indivíduo.
O estado emocional também influencia a eficiência da aprendizagem, uma
vez que existe uma propensão para recordarmos melhor os acontecimentos que se
encontram associados a experiências especialmente felizes, tristes ou
dolorosas.
Além disso, também nos lembramos melhor dos acontecimentos quando
estamos atentos, o que significa que o interesse reforça a aprendizagem.
Deste modo, compreende-se que o processo de aprendizagem é de suma
importância para o estudo do comportamento do ser humano.
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