quinta-feira, 2 de novembro de 2017

1.              A ALFABETIZAÇÃO E SEUS MÉTODOS


O que é a alfabetização? Como surgiu? Qual é a sua função dentro de uma
sociedade? Como ela pode ser realizada com sucesso? Existem métodos para esta
tarefa? Estas e outras questões serão abordadas a seguir.



2.  A ORIGEM DA ALFABETIZAÇÃO



Estudando a origem da alfabetização é possível constatar que devido às
necessidades da comunicação do dia a dia da humanidade é que surgiu a escrita e
a leitura, e que ao inventar a escrita, o homem também fez surgir a necessidade de
que ela continuasse a ser usada e passada para as novas gerações. Devido a essa
necessidade surgiu à alfabetização, ou seja, processo inicial de transmissão de
leitura e escrita.



Com relação à necessidade do surgimento da escrita para o dia a dia da
humanidade, Cagliari (1998, p. 14) confirma que:



De acordo com os fatos comprovados historicamente, a escrita surgiu do
sistema de contagem feito com marcas em cajados ou ossos, e usadosprovavelmente para contar o gado, numa época em que o homem jápossuía rebanhos e domesticava os animais. Esses registros passaram aser usados nas trocas e vendas, representando a quantidade de animais oude produtos negociados. Para isso, além dos números, era preciso inventaros símbolos para os produtos e para os proprietários.
Com o passar dos tempos em função da necessidade que a escrita e a
leitura passasse de geração em geração e que realmente se entenda o que está
escrito surgiram às regras da alfabetização. Em relação a essa necessidade,
Cagliari (1998 p. 15) afirma que: “O longo do processo de invenção da escrita
também incluiu a invenção de regras de alfabetização, ou seja, as regras que
permitem ao leitor decifrar o que está escrito e saber como o sistema de escrita
funciona para usá-lo apropriadamente”.
Essa necessidade de passar o conhecimento da leitura e da escrita de
geração a geração, cada vez mais está ganhando importância, porém é muito
recente essa conscientização em relação ao processo inicial de transmissão da
leitura e escrita, principalmente como forma de evitar o número de insucesso na
formação final de alunos. Ferreiro (2001) afirma que, “é recente a tomada de  

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