quinta-feira, 2 de novembro de 2017

2.0 DA ALFABETIZAÇÃO AO LETRAMENTO

Os estudos sobre letramento se evidenciaram no Brasil nos anos 80 por meio de vários autores brasileiros, entre eles Magda Soares, que define o letramento como o uso efetivo e competente da leitura e da escrita nas práticas sociais que envolvam a língua escrita, portanto, letrar é uma ação educacional que compete aos professores pela responsabilidade de mediação docente em motivar o pensamento acadêmico para a busca da escrita e da leitura numa consciência crítica da importância do letramento na vida social. Soares (2010) distingue a alfabetização de letramento de maneira que possamos entender a razão desse novo vocábulo. Para essa autora, alfabetização é a ação de ensinar/ aprender a ler e escrever e letramento é o estado ou condição de quem já aprendeu a ler e escrever.
Barbosa (2013) as práticas pedagógicas são processos culturais, histórias e acabam evoluindo dependendo da necessidade da sociedade, isso aconteceu com a alfabetização e sempre acontecerá.
Para Soares (2002) do ponto de vista da dimensão individual de letramento( a leitura como uma tecnologia), é um conjunto de habilidades lingüísticas e psicológicas, que se estendem desde a habilidade de decodificar palavras escritas até a capacidade de compreender textos escritos.
Krammer (1986) nos afirma que mais que um processo de alfabetização o saber ler implica no desenvolvimento da comunicação e expressão com ênfase no processo de produção e utilização de textos. Para o autor:
Saber ler e escrever significa dispor do veículo fundamental de acesso aos conhecimentos da língua nacional, da Matemática, das Ciências, da História, da Geografia e significa ainda, possuir o instrumento de expressão e compreensão da realidade física e social.

Nesse caso o autor defende a alfabetização, sob um novo contexto e junto com Soares (1985), afirma que o conceito correto de alfabetização seria suficientemente amplo para incluir a abordagem mecânica do Ler/escrever o enfoque da língua escrita como meio de 

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