2.0 DA ALFABETIZAÇÃO AO LETRAMENTO
Os
estudos sobre letramento se evidenciaram no Brasil nos anos 80 por meio de
vários autores brasileiros, entre eles Magda Soares, que define o letramento
como o uso efetivo e competente da leitura e da escrita nas práticas sociais
que envolvam a língua escrita, portanto, letrar é uma ação educacional que
compete aos professores pela responsabilidade de mediação docente em motivar o
pensamento acadêmico para a busca da escrita e da leitura numa consciência
crítica da importância do letramento na vida social. Soares (2010) distingue a
alfabetização de letramento de maneira que possamos entender a razão desse novo
vocábulo. Para essa autora, alfabetização é a ação de ensinar/ aprender a ler e
escrever e letramento é o estado ou condição de quem já aprendeu a ler e
escrever.
Barbosa
(2013) as práticas pedagógicas são processos culturais, histórias e acabam
evoluindo dependendo da necessidade da sociedade, isso aconteceu com a
alfabetização e sempre acontecerá.
Para
Soares (2002) do ponto de vista da dimensão individual de letramento( a leitura
como uma tecnologia), é um conjunto de habilidades lingüísticas e psicológicas,
que se estendem desde a habilidade de decodificar palavras escritas até a
capacidade de compreender textos escritos.
Krammer
(1986) nos afirma que mais que um processo de alfabetização o saber ler implica
no desenvolvimento da comunicação e expressão com ênfase no processo de
produção e utilização de textos. Para o autor:
Saber ler
e escrever significa dispor do veículo fundamental de acesso aos conhecimentos
da língua nacional, da Matemática, das Ciências, da História, da Geografia e
significa ainda, possuir o instrumento de expressão e compreensão da realidade
física e social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário