REFLEXÕES SOBRE OS CONCEITOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
APRESENTADOS POR PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Maria Angélica Olivo Francisco Lucas
O objetivo deste artigo é expor e analisar conceitos de
alfabetização e letramento apresentados por professoras de educação infantil.
Pautando-nos em Soares (1998; 2004), concebemos alfabetização como processo de
aprendizagem de habilidades necessárias aos atos de ler e escrever e letramento
como estado ou condição do sujeito que incorpora práticas sociais de leitura e
escrita. Assim entendidos, os termos alfabetização e letramento não são
sinônimos. Trata-se de processos distintos que, contudo, ocorrem de forma
indissociável e interdependente. Participaram da pesquisa professores, em sua
maioria com formação em nível superior, que atuam em instituições públicas de
educação infantil. A coleta dos dados empíricos foi realizada por meio de
entrevistas semi-estruturadas. O conjunto das respostas, apresentadas sob a
forma de excertos, permitiu-nos compreender a forma como os professores
compreendem a relação entre os processos de alfabetização e letramento. Ao
falar sobre alfabetização, nenhuma professora mencionou o processo de
letramento. No entanto, ao revelarem como entendem o processo de letramento,a maioria
relacionou-o à alfabetização, ora considerando-os sinônimos, ora confundindo um
com o outro, ora percebendo diferenças entre ambos, mas não as delimitando com clareza. Em função do
perfil dos sujeitos da pesquisa foi possível inferirmos acerca dos projetos
curriculares dos cursos de Pedagogia, reconhecendo a necessidade de
encontrarmos outro modelo de formação inicial e continuada. Defendemos que tal
tarefa requer formação sistemática com grau de profundidade que permita
compreender a relação entre os processos de alfabetização e letramento e
políticas públicas comprometidas com esse tipo de formação.
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