PNAIC-PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Escola
Estadual Prof.ª Maria de Fatima G. Lopes
NORANEUZA
RODRIGUES LIMA
PARLENDA
2013
Escola Estadual Professora Maria de Fátima Gimenes
Lopez
Orientadora:
Rozilene da
Costa Batista
PROBLEMA
O que as
crianças sabem sobre a parlenda?
A partir do
trabalho com diferentes parlendas, levar as crianças a compreender as
características de uma parlenda e perceber que a parlenda faz parte do folclore
brasileiro.
ÁREAS ENVOLVIDAS
Língua
Portuguesa, Matemática, e ciências Humanas.
JUSTIFICATIVA
A parlenda, como uma proposta de trabalho nas classes iniciais de alfabetização atende o educando integralmente, enriquecendo o seu universo de conhecimentos e ao mesmo tempo, resgata o lúdico, o prazeroso no processo de aprendizagem. Utilizando-se da pratica da leitura e escrita de textos desenvolvendo a coordenação motora, participando de interações orais em sala de aula.
OBJETIVOS
Despertar a
curiosidade e o gosto para a leitura e a escrita de diversos tipos de textos.
·Conhecer
parlenda como elemento folclórico nacional.
·Desenvolver a
linguagem oral e escrita de maneira lúdica.
·Identificar
palavras e frases dentro do texto memorizando
·Planejar e
construir uma parlenda coletiva, tendo o professor como escriba.
CONTEÚDOS
Leitura e escrita roda de conversas e construção de
cartazes
Compreender e
produzir textos orais e escritos de diferentes gêneros, veiculados em suportes
textuais diversos, e para atender a diferentes propósitos comunicativos,
considerando as condições em que os discursos são criados e recebidos.
Apreciar e usar
em situações significativas os gêneros literários do patrimônio cultural da
infância, como parlendas, cantigas, trava línguas.
Planejar a
escrita de textos considerando o contexto de produção: organizar roteiros, planos
gerais para atender a diferentes finalidades, com ajuda de escriba.
ARTES
Recorte,
pintura, produzir desenho livre.
Direitos de Aprendizagem
Compreender a
arte como um conhecimento produzido socialmente, em diferentes contextos
históricos e culturais da humanidade. Reconhecer a importância social da arte
na sociedade e na vida dos indivíduos
Respeitar,
conviver, valorizar e dialogar com as diferentes produções artísticas de
circulação social.
MATEMÁTICA
Escrita dos números, dimensionar espaço desenvolvendo noções de tamanho, lateralidade o raciocínio e o jogo logico de contar as parlendas.
MATEMÁTICA
Escrita dos números, dimensionar espaço desenvolvendo noções de tamanho, lateralidade o raciocínio e o jogo logico de contar as parlendas.
Direitos
de Aprendizagem
Identificar
posição de um objeto ou número numa série, explicitando a noção de sucessor e antecessor.
Representar
informalmente a posição de pessoas e objetos, dimensionar espaços pertinente,
nas brincadeiras e nas diversas situações nas quais as crianças considerarem
necessário essa ação, por meio de desenhos, desenvolvendo noções de tamanho, de
lateralidade, de localização, de direcionamento, de sentido e de vistas.
Identificar
os números em diferentes contextos e funções; utilizar diferentes estratégias
para quantificar, comparar e comunicar quantidades de elementos de uma coleção,
nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua
necessidade.
AVALIAÇÃO
Após
ter sido escolhido o texto a ser trabalhado, o projeto teve inicio a partir de
uma roda de conversa onde foi colocado os conhecimentos prévios dos alunos. (parlendas já conhecidas
no seu dia- dia) professor apontando as palavras. Os Alunos para
procurarem no texto a palavra o domingo, pintando com lápis de cor. Foram
entregue aos alunos textos fatiados misturados para que force colocados na
ordem correta. E realizamos frases no acrostico, e para finalizar os alunos
confeccionamos livros de parlendas ilustrados pelos mesmos. No decorrer das aulas, no desenvolvimento da
capacidade de cada aluno, podemos observar a interação na leitura e na
construção dos cartazes, discutindo e compartilhando instrumento privilegiado
para o desenvolvimento das capacidades necessárias à compreensão/produção da
leitura e escrita.
CULMINÂNCIA DO PROJETO
Confecção de um
livro e elaboração de uma parlenda coletiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário