quinta-feira, 7 de novembro de 2013

TEMAS DE PROJETOS ELABORAÇÃO DE PLANO DE AULA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE TRABALHO COM USO DE TECNOLOGIAS


PNAIC-PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

Escola Estadual Prof.ª Maria de Fatima G. Lopes

 


                                NORANEUZA RODRIGUES LIMA

 

PARLENDA

                                              Sinop / MT

2013

 

Escola Estadual Professora Maria de Fátima Gimenes Lopez

 

 

 
Turmas: 1°c 1ºf A Professora alfabetizadora: Noraneuza Rodrigues Lima

         

Orientadora: Rozilene da Costa Batista

           



              neuza_rodrigues_lima@hotmail.com

 

PROBLEMA

O que as crianças sabem sobre a parlenda?

A partir do trabalho com diferentes parlendas, levar as crianças a compreender as características de uma parlenda e perceber que a parlenda faz parte do folclore brasileiro.

 

ÁREAS ENVOLVIDAS

 

Língua Portuguesa, Matemática, e ciências Humanas.

JUSTIFICATIVA

A parlenda, como uma proposta de trabalho nas classes iniciais de alfabetização atende o educando integralmente, enriquecendo o seu universo de conhecimentos e ao mesmo tempo, resgata o lúdico, o prazeroso no processo de aprendizagem. Utilizando-se da pratica da leitura e escrita de textos desenvolvendo a coordenação motora, participando de interações orais em sala de aula.

OBJETIVOS

Despertar a curiosidade e o gosto para a leitura e a escrita de diversos tipos de textos.

·Conhecer parlenda como elemento folclórico nacional.

·Desenvolver a linguagem oral e escrita de maneira lúdica.

·Identificar palavras e frases dentro do texto memorizando

·Planejar e construir uma parlenda coletiva, tendo o professor como escriba.

CONTEÚDOS

 LINGUAGEM

 Leitura e escrita roda de conversas e construção de cartazes

 Direitos de Aprendizagem

Compreender e produzir textos orais e escritos de diferentes gêneros, veiculados em suportes textuais diversos, e para atender a diferentes propósitos comunicativos, considerando as condições em que os discursos são criados e recebidos.

Apreciar e usar em situações significativas os gêneros literários do patrimônio cultural da infância, como parlendas, cantigas, trava línguas.

Planejar a escrita de textos considerando o contexto de produção: organizar roteiros, planos gerais para atender a diferentes finalidades, com ajuda de escriba.

 
ARTES

Recorte, pintura, produzir desenho livre.

Direitos de Aprendizagem

Compreender a arte como um conhecimento produzido socialmente, em diferentes contextos históricos e culturais da humanidade. Reconhecer a importância social da arte na sociedade e na vida dos indivíduos

Respeitar, conviver, valorizar e dialogar com as diferentes produções artísticas de circulação social.
MATEMÁTICA
Escrita dos números, dimensionar espaço desenvolvendo noções de tamanho, lateralidade o raciocínio e o jogo logico de contar as parlendas.

Direitos de Aprendizagem

Identificar posição de um objeto ou número numa série, explicitando a noção de sucessor e antecessor. Representar informalmente a posição de pessoas e objetos, dimensionar espaços pertinente, nas brincadeiras e nas diversas situações nas quais as crianças considerarem necessário essa ação, por meio de desenhos, desenvolvendo noções de tamanho, de lateralidade, de localização, de direcionamento, de sentido e de vistas. Identificar os números em diferentes contextos e funções; utilizar diferentes estratégias para quantificar, comparar e comunicar quantidades de elementos de uma coleção, nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade.

 AVALIAÇÃO

Após ter sido escolhido o texto a ser trabalhado, o projeto teve inicio a partir de uma roda de conversa onde foi colocado os conhecimentos prévios dos alunos. (parlendas  já conhecidas  no seu dia- dia) professor apontando as palavras. Os Alunos para procurarem no texto a palavra o domingo, pintando com lápis de cor. Foram entregue aos alunos textos fatiados misturados para que force colocados na ordem correta. E realizamos frases no acrostico, e para finalizar os alunos confeccionamos livros de parlendas ilustrados pelos mesmos.  No decorrer das aulas, no desenvolvimento da capacidade de cada aluno, podemos observar a interação na leitura e na construção dos cartazes, discutindo e compartilhando instrumento privilegiado para o desenvolvimento das capacidades necessárias à compreensão/produção da leitura e escrita.

 

CULMINÂNCIA DO PROJETO

Confecção de um livro e elaboração de uma parlenda coletiva.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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