sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Bullying no Ambiente Escolar

   Bullying no Ambiente Escolar
 
As crianças brincam para satisfazer suas necessidades intimas e através das brincadeiras espontâneas desenvolvem a capacidade criativa do seu corpo, coordenam movimentos, descobrem o mundo físico e social ao seu redor, mas é neste contexto que devemos estar atentos a algumas brincadeiras, conhecidas já a algum tempo no meio escolar, onde as crianças usam a brincadeira para humilhar, maltratar, ameaçar, agredir, colocar apelidos. A escola atual vê o seu aluno como um todo e passou a se preocupar não só com seu processo intelectual, mas também com todos os aspectos do seu desenvolvimento físico social e mental. Este artigo trata, portanto do Bullying escolar e vem contribuir, com os educadores e pais a compreensão do que ocorre nas escolas, refletindo sobre os desdobramentos, objetivando pensar sobre as possíveis conseqüências desse tipo de violência e suas formas de se diagnosticar. Vivemos em um momento, que tiranizar na escola sempre existiu, e muitos consideram esta prática como uma coisa normal, que faz parte de uma brincadeira. Mas as escolas e a sociedade receberam um chamado para acordar, sob a forma de inúmeros suicídios, ataques violentos e até assassinatos, cometidos por jovens alunos e crianças traumatizados, sem ninguém se aperceber do que acontecia. Tiranizar é um sintoma de um sistema social mal interpretado. Durante muito tempo, comportamentos como o de apelidar ou zoar dos colegas de alguém pode ter sido visto como inofensivos ou naturais da infância e da relação entre crianças e adolescentes na escola. O tema da violência na escola começou a ganhar repercussão e ser observada por parte da comunidade escolar a partir da década de 70, estudos sobre agressões entre os pares nas escolas vem sendo desenvolvidos com objetivos de conhecer a questão e caracterizar uma forma de violência entre pares que tem sido chamado Bullying. No que diz respeito ao Brasil o fenômeno Bullying é uma triste realidade inegável nas escolas brasileiras, independente de turno de estudo, localização da escola, tamanho ou da cidade onde se localiza ou se são séries iniciais ou finas ou ainda se a escola é pública ou privada. É o ato covarde de molestar, ameaçar e humilhar colegas, com a colocação de apelidos, na escola ou em qualquer lugar onde há relações inter pessoais. Nesse sentido, entendemos que, para caracterizar o bullying, essas atitudes têm de ser inter pessoais e repetitivas, com o objetivo de deixar a vítima emocional mente abalada, “para baixo”. Como é um fenômeno que ocorre em quase todos os lugares onde há convívio entre as pessoas, suas consequências afetam a todos. Desta forma, afirmamos que é importante desde muito cedo começar a ensinar nossas crianças a tarefa que envolve educandos, família e escola a trabalhar unidos a fim de promover uma educação pacífica e de combate ao Bullying.
 
Artigo educacional escrito pelas Professoras:  Marta Elizete Buchelt Rech – Pisicopedagoga, Noraneuza  Rodrigues Lima. Pedagoga, Psicopedagoga, Maria Salete, Pedagoga.
 

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