Conceito de Didática
Didática-na-escola
A Didática é a parte da Pedagogia que
utiliza estratégias de ensino destinadas a colocar em prática as diretrizes da
teoria pedagógica, do ensino e da aprendizagem.
A Didática, para desempenhar papel
significativo na formação do educador, não poderá reduzir-se somente ao ensino
de técnicas pelas quais se deseja desenvolver um processo de
ensino-aprendizagem.
Como diz Santos (2003): A Didática
passou de (…) apêndice de orientações mecânicas e tecnológicas para um atual
(…) modo crítico de desenvolver uma prática educativa, forjadora de um projeto
histórico, que não se fará tão somente pelo educador, mas pelo educador,
conjuntamente, com o educando e outros membros dos diversos setores da
sociedade.
Para Libâneo (1992): A Didática é o
principal ramo de estudo da Pedagogia. Ela investiga os fundamentos, as
condições e os modos de realização da instrução e do ensino. A ela cabe
converter objetivos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino,
selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos.
Gil (1997), ao abordar a Didática,
entende esta como (…) a sistematização e racionalização do ensino, constituída
de métodos e técnicas de ensino de que se vale o professor para efetivar a sua
intervenção no comportamento do estudante.
Dessa forma, há preocupações de
alguns teóricos quanto à sua representação e significação no campo educacional.
Vejamos:
Uma síntese do conceito de Didática
pode ser depreendida de Maria Rita Oliveira (1988): A autora conceitua
Didática, considerando o Brasil, como uma concepção de ensino e prática social
articulada a outras práticas sociais na formação social brasileira. A autora
apresenta uma conceituação da didática como crítica.
Nela, há um compromisso com o ensino,
ensino esse voltado para os interesses das classes populares, com a
transformação das relações de opressão e dominação e com a democratização da
escola pública; com o entendimento da sala de aula como espaço de progressão
próprio do saber didático-prático.
A didática é definida como teoria
pedagógica de caráter prático, ou seja, teoria que busca prover respostas a
demandas apresentadas pela sociedade à área pedagógica, sobre o desenvolvimento
da prática no dia a dia da sala de aula, por meio de princípios construídos
sobre a realidade concreta dessa prática, envolvendo um saber tecnológico que
implique técnicas e regras sobre como ensinar.
A didática – teoria pedagógica – estuda e ensina como transformar o saber
escolar, ou seja, o processo de pedagogização do saber científico.
Santos complementa ainda que, ao se
apresentar a Didática como responsável pela investigação dos fundamentos,
condições e modos de realização da instrução e do ensino, a mesma passa a ter
caráter de “ciência da educação e assume o lugar da própria Pedagogia”.
Sobre “uma boa didática”, observe o que
nos diz o Gráfico 1 abaixo.
grafico-1 didática
Após o exposto, vamos contextualizar
a trajetória histórica da didática.
CONTEXTO HISTÓRICO
Para estudarmos a história da
Didática, precisamos conhecer quem foi o “pai da Didática”. Ele desejava
ensinar “tudo a todos” e atingir o ideal de uma “educação ideal”. Você sabe
quem foi ele? Jan Amos Komensky ou Comenius (1592-1670) Educador e pedagogo do século XVII.
contexto-historico didática
– Pensador e educador pacifista.
–
Pregava, em pleno século XVII, o desarmamento mundial e o diálogo
interreligioso.
–
Precursor de diretrizes universais
–
Declarava o direito universal da educação igualitária para todas as
pessoas, de todos os povos e de qualquer condição.
– Tinha o projeto de ensino para
todos: ensinar tudo a todos era a sua meta.
– Sua vida foi atribulada de
perseguições e fugas, sofrimentos e trabalho árduo.
–
Morreu no exílio, na Holanda, depois de perder pátria, família e bens.
HISTÓRICO DA DIDÁTICA
E SEU CARÁTER PEDAGÓGICO
historico-da-didatica-e-carater-pedagogico
De acordo com a autora Maria Amélia
Castro (1991), consideremos:
DIDÁTICA
– Termo conhecido desde a Grécia
antiga.
–
Alguns definem a Didática como uma ação que se refere ao ensino.
– Outros, como uma ciência, cujo
objetivo fundamental é ocupar-se das estratégias de ensino, das questões
práticas relativas à metodologia e às estratégias de aprendizagem.
a-arte-de-ensinar
– Mas, o que é ENSINAR?
– ENSINAR é dar orientação ou educação; formar; transmitir conhecimentos.
Portanto, podemos afirmar que o
ENSINO se relaciona com a DIDÁTICA, ou que é seu objeto principal?
– A disciplina DIDÁTICA, como campo
de conhecimento, surgiu no século XVII, e constituiu um marco revolucionário e
doutrinário no campo da Educação, com os seguintes educadores:
RATÍQUIO e COMÊNIO (século XVII), que
propuseram agrupar os conhecimentos pedagógicos.
A obra de ROUSSEAU (17121778) deu origem
a um novo conceito de infância.
PESTALOZZI (17461827) dá dimensões
sociais à problemática educacional. A metodologia da Didática destinase ao
desenvolvimento do aluno.
HERBART (17761841) defende a ideia
da “Educação pela Instrução”. Os fundamentos de suas propostas foram criticados
pelos precursores da Escola Nova.
Surge, na década de 1920, um
movimento chamado escola Nova. Intelectuais inspirados nas ideias político
filosóficas de igualdade entre os homens e do direito de todos à educação viam num
sistema estatal de ensino público, livre e aberto, o único meio efetivo de
combate às desigualdades sociais da nação.
A Escola Nova
– A era do liberalismo, da
industrialização e urbanização, exigiu novos rumos na educação.
– Descobertas feitas sobre a natureza
da criança pela Psicologia do final do século XIX sustentam uma atenção maior
nos aspectos internos e subjetivos do processo didático.
No final do século XIX, a Didática
oscila entre diferentes paradigmas. Interpreta-se o ensino de diversas
maneiras: há diferenças entre posições teóricas e diretrizes metodológicas ou
tecnológicas.
– A dialética professor-aluno causa
discussões.
– O inter-relacionamento da Didática
com outras áreas do conhecimento é intenso e constante.
Década de 1930 no Brasil
Conservadorismo:
– Sistema de ideias baseado nos
conteúdos tradicionais.
– O foco estava no professor e no
conteúdo ministrado.
– A exigência da aprendizagem era
apenas para o aluno.
– O foco do ensino estava na
memorização.
– As provas eram aplicadas somente
para dar notas.
Década de 1970 no Brasil
Tecnicismo
O Tecnicismo é forte na educação:
É uma tendência que define uma
prática controlada e dirigida pelo professor com atividades mecânicas. A
proposta educacional é rígida e o que é valorizado não é o professor, mas sim a
tecnologia.
O professor é um especialista em
aplicação de manuais técnicos, o que contribui para diminuir a sua
criatividade. O foco na eficiência da aprendizagem se dá pela elaboração de
planos de ensino e a seleção de conteúdos; pela prática pedagógica altamente
controlada e dirigida pelo professor e atividades mecânicas inseridas em uma
proposta educacional rígida.
QUAL A SITUAÇÃO ATUAL DA DIDÁTICA
Situação-atual-da-didática
Afinal, será mesmo a Didática apenas
uma orientação para a prática, uma espécie de receituário do bom ensino? Esse é
um dos mais discutidos problemas da disciplina.
A Didática se aproxima de outras
teorias, em sua necessidade de explicar as relações entre os eventos que
estuda, pois a função da teoria é a explicação.
A Didática deve conviver com essa
dupla feição, teórica e prática.
HOJE
Há comprometimento com a qualidade
cognitiva das aprendizagens. O professor é o mediador da aprendizagem e
estimula os alunos à reflexão.
E aqui finalizamos o conteúdo sobre a
“a evolução da didática”, gostaríamos muito de saber sua opinião, dica ou
sugestão. Não perca essa oportunidade de conversar com a nossa equipe.
Interaja! Ficaremos aguardando sua participação.
Referência:
Tavares, R. H. Didática geral /
Rosilene Horta Tavares. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
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